Dia Mundial da Amamentação, vamos falar sobre a importância e os benefícios da amamentação
A amamentação
protege as mães do câncer de mama e axila na relação entre mãe e filho durante a amamentação

O QUE É A AMAMENTAÇÃO?
A amamentação é o ato de alimentar o bebê com leite materno diretamente no seio da mãe. Esse ato é benéfico tanto para a mãe quanto para o bebê, garantindo, entre outros benefícios, a redução do risco de doenças para a criança.
A amamentação é um ato exclusivo da mãe para o bebê pelos primeiros seis meses de vida, o leite contém tudo que o bebê necessita para essa fase de seu desenvolvimento.
COMO O LEITE MATERNO É PRODUZIDO?
O leite materno é produzido nas glândulas mamárias, portanto é um alimento perfeito para o bebê. Ele apresenta uma composição nutricional balanceada que não necessita da complementação de outros alimentos nas fases iniciais de desenvolvimento. Proteínas, carboidratos e lipídios (gorduras) estão presentes no leite materno, bem como anticorpos, substâncias antimicrobianas, anti-inflamatórias e enzimas.
Nos primeiros dias, logo após o parto, a mulher vai produzir o colostro, que apresenta composição distinta do chamado leite maduro, secretado cerca de duas semanas após o parto.
No colostro destaca-se a grande quantidade de substâncias que atuam na defesa do corpo, tais como anticorpos, sendo considerada a primeira vacina do bebê.
A AMAMENTAÇÃO PROTEGE AS MÃES E OS BEBÊS

O aleitamento acelera a reabilitação após o parto. A ocitocina, hormônio que estimula a produção de leite, também instiga a contração do útero, colaborando para que o órgão volte ao tamanho normal mais rápido e eliminando eventuais resquícios da gestação.
Além da proteção do bebê, a mãe também se beneficia, pois amamentar diminui o risco dela ter câncer de mama. Durante o período de aleitamento, as taxas de determinados hormônios que favorecem o desenvolvimento desse tipo de câncer caem na mulher.
Um dos motivos pelo qual o aleitamento favorece o vínculo
entre mãe e filho seria porque o toque e a sucção libera a ocitocina, o chamado hormônio do amor, no organismo. A ocitocina também libera o leite materno e faz o seu coração se derreter por aquele ser pequenino que você nunca viu antes.
Sabe-se também que entre esse vínculo de mãe e filho é muito importante que as mamães fiquem atentas em quais fraldas usarem em seus
bebês
já que elas
acompanham o crescimento da criança, permitindo que ele se movimente livremente e com muita
segurança e conforto, por isso a
escolha das fraldas
também fazem parte de todo processo do bebê.
EM RESUMO A AMAMENTAÇÃO É O CUIDADO EM GERAL COM O BEBE QUANTO PARA A MÃE, APRESENTA BENEFÍCIOS QUE VÃO MUITO ALÉM DA SIMPLES NUTRIÇÃO.
De acordo com o Ministério da Saúde, a amamentação reduz em até 13% a mortalidade por causas evitáveis de crianças com até cinco anos de idade, além disso a amamentação promove um melhor desenvolvimento da cavidade bucal do bebê.
Amamentar é bom não só para a
saúde do bebê, mas também para a saúde da mulher, pois o sangramento pós-parto diminui, assim como as chances de desenvolver anemia, câncer de mama e de ovário, diabetes e infarto do coração. A amamentação também ajuda a mulher a perder mais rápido o peso que ganhou durante a gravidez.
Faça sua Cotação
Faça sua cotação
Procure o tema da notícia