SEGUNDO MINISTÉRIO DA SAÚDE BRASIL REGISTRA MAIS DE 160 MIL CASOS ATÉ AGORA DE DENGUE NO BRASIL

Dados do Ministério da Saúde mostram um aumento de 46% nos casos de dengue em todo o Brasil. Segundo o órgão, 160 mil registros da doença foram registrados entre os meses de Janeiro e Fevereiro de 2023. No interior de São Paulo, a cidade de Taubaté confirmou o crescimento de quase 300% no número de casos. No Rio de Janeiro, foram computados 2 mil casos.


Em Goiás, com o tempo chuvoso em todo o Estado, os focos de dengue aceleram, no ano de 2022, o estado de Goiás registrou 214,7 mil casos de dengue, o número de diagnósticos é o maior do Centro-Oeste, que registrou 348,6 mil casos no ano passado, com incidência de 2.086 casos a cada 100 mil habitantes. Mas afinal o que esse mosquitinho “poderoso” pode causar no nosso corpo?

Antes vamos entender melhor o que é o Aedes Aegypti, quais são seus sintomas, tratamentos e como podemos prevenir o aparecimento deles em nossas casas.


O que é? 

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, entre eles: o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica, anemia falciforme).


Qual o microrganismo envolvido?

O vírus da dengue pertence à família dos flavivírus e é classificado no meio científico como um arbovírus, os quais são transmitidos pelos mosquitos Aedes aegypti. São conhecidos quatro sorotipos: 1, 2, 3 e 4.


Quais os sintomas?

O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar um sinal de alarme para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.

É importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças, como febre amarela, malária ou leptospirose e não servem para indicar o grau de gravidade da doença.

Como se transmite?

A doença é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Não há transmissão pelo contato direto com um doente ou suas secreções, nem por meio de fontes de água ou alimento.

Como tratar?

Todas as pessoas com febre de menos de sete dias durante uma epidemia ou por casos suspeitos de dengue, cuja evolução não é possível predizer, devem procurar tratamento médico onde algumas rotinas estão estabelecidas para o acompanhamento, conforme a avaliação clínica inicial e subseqüente, quanto a possibilidade de evolução para gravidade. A hidratação oral (com água, soro caseiro, água de coco), ou venosa, dependendo da fase da doença, é a medicação fundamental e está indicada em todos os casos em abundância. Não devem ser usados medicamentos à base de ácido acetil salicílico e antiinflamatórios, como aspirina e AAS, pois podem aumentar o risco de hemorragias.

Como prevenir?

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.


Quintais Irregulares e piscinas abandonadas: Onde fazer a denúncia? 

Por isso é tão importante nessa época se atentar com as tampinhas, garrafas, pneus, calhas, piscina e sempre ficar de olho naquelas casas e lotes abandonados, geralmente ali existem muitos focos de dengue. Se caso você presenciar alguma irregularidade, seja em um lote vazio ou no vizinho. A população pode e deve ajudar no combate à dengue, para maiores informações busque pelo site da prefeitura https://www.goiania.go.gov.br/ no portal da Prefeitura você consegue buscar mais informações sobre o assunto citado acima. 

Faça sua Cotação

Faça sua cotação

Procure o tema da notícia

9 de abril de 2025
No cuidado com feridas complexas, a escolha de materiais adequados pode fazer toda a diferença na recuperação dos pacientes.
Por Supermédica MKT 12 de março de 2025
A inteligência artificial está transformando a área da saúde de maneiras sutis, mas impactantes. Veja 5 aplicações que impactam o dia a dia sem que você perceba.
Por Supermédica MKT 18 de março de 2024
Entrega rápida, confiável e inteligente conte com a Supermédica
Por Supermédica MKT 13 de novembro de 2023
Lançamento da Nova Identidade "DNA Laranja" Gera Mais um Marco para a História de Sucesso da Empresa
Por Supermédica MKT 20 de setembro de 2023
Empreendedorismo: A história de sucesso que pode te tirar do poço
Por Supermédica MKT 31 de agosto de 2023
ALERTA - NÚMERO DE CASOS DE COVID VOLTA A CRESCER EM GOIÁS
Por Supermédica MKT 28 de agosto de 2023
SUPERMÉDICA MARCA PRESENÇA EM EVENTO DA STOCK CAR GOIÂNIA 2023
Por Supermédica MKT 21 de agosto de 2023
MÊS DOS PAIS - SUPERMÉDICA PROMOVE CAFÉ DA MANHÃ  E PRESENTE PARA OS SUPER PAPAIS
Por Supermédica MKT 18 de agosto de 2023
COVID-19: CIENTISTAS RECOMENDAM VOLTA DO USO DE MÁSCARAS DEVIDO A AUMENTO DE CASOS E NOVA VARIANTE ÉRIS EG.5.
Por Supermédica MKT 16 de agosto de 2023
SUPER NA ESTRADA - 2° TEMPORADA ESTÁ DE VOLTA EM EDIÇÃO ESPECIAL ANIVERSÁRIO SUPERMÉDICA
Show More